sábado, 14 de agosto de 2010

Nietzsche e outros exemplos de influência deletéria na nossa cultura


.
Para Nietzsche, bondade, objetividade, humildade, piedade, amor ao próximo, constituem valores inferiores e se assemelham a doçura feminina e cristã.
A partir disso, vejamos o que seria o contrario: maldade, subjetividade,orgulho, vaidade, arrogância, egoísmo,que se assemelham a falta de doçura machista e pagã.
Levando mais adiante, observamos que Nietzsche faz uma apologia a guerra, aos instintos mais baixos,a falta de lógica, a loucura e a doença.
.
Observamos a vida dele, também notamos que ele era um louco, que padecia tanto de doenças mentais como de doenças físicas e que suas relações com as mulheres foram um fracasso.
.
Agora qual a utilidade para o sistema atual, que um pseudo filosofo como esse se torne tão popular entre a nossa geração atual, que o cita tão repetidamente tanto nas rodinhas de boteco quanto em faculdades?
.
Em época de guerra, ele é útil tanto para o sionismo quanto para o nazismo, acendendo a chama do orgulho, do ódio, do preconceito e da intolerância entre o povo, as pessoas ficariam mais animadas em participar de uma guerra, assim encontramos admiradores de Nietzsche tanto entre os judeus sionistas quanto entre os neo-nazistas.
.
Ele também seria de bom uso para o sistema, para tirar toda e qualquer aspiração espiritual, idealista e metafísica nas pessoas, deixando o povo mais ligado aos instintos, as tarefas diarias, a procriar, a comer, a trabalhar, a dormir e viver mecanicamente, como um animal embrutecido, e considerar os filósofos românticos e idealistas que buscam um sentido para a existência e amam a verdade, como pobres coitados que negam a vida.
.
Como encontramos nos Protocolos de Sião:

"Deixemo-los acreditar na importância das leis científicas que lhes inculcamos - meras teorias. É com esse fim que constantemente aumentamos por intermédio de nossa imprensa sua confiança cega nessas leis. A classe intelectual dos cristãos ficará cheia de orgulho com esses conhecimentos, e sem os examinar logicamente, porá em ação todos os dados dessa ciência reunidos pelos nossos agentes para guiar seu espírito pelo rumo que precisamos. Não julgueis nossas afirmações sem base ; reparai no êxito que soubemos criar para o Darwinismo, o Marxismo, o Nietzchismo. Pelo menos para nós, a influência deletéria dessas tendências deve ser evidente"
.
Eu adicionaria ai a influencia também deletéria de Freud.O poder de alienação e condicionamento da imprensa é tão forte, que hoje, automaticamente, nossa sociedade considera Darwin autoridade em biologia, Nietzsche autoridade em filosofia, Marx autoridade em sociologia e Freud autoridade em psicologia, cada um desempenhando seu papel, que faz uma mistura demoníaca voltada para um evolucionismo ateísta e materialista, e por vezes reducionista, fazendo o homem se movimentar unicamente por causa de seus instintos sexuais.
.
Observemos tambem hoje o barulho que fizeram em torno do livro: "Deus, um delírio" de Charles Dawkins, não só no livro, mas também na pessoa do autor, a partir de onde se iniciou um grupo forte de ateus militantes,no Brasil notamos o Drauzio Varela ser considerado "autoridade" em matéria de saúde, ja que ele é bem patrocinado pela rede globo de televisão.
.
Claro que a imprensa também introduz seus tentáculos na área religiosa, o Padre Quevedo foi autoridade em uma época para "desmistificar" os casos sobrenaturais.
.
O conforto não esta em saber a verdade nesses caos, mas em se atualizar com as mentiras divulgadas, assim as pessoas acham que "não ficam para traz".
.
Voltando para Nietzsche,é incrível uma coisa que observamos em individuos que estranhamente admiram Nietzsche, qualquer crítica a sua obra e a sua vida, esses admiradores vem com esse papinho: "você não esta preparado para Nietzsche", "voce só conhece superficialmente a obra dele", "Nietzsche é para poucos" etc...
.
Essa idolatria, essa admiração cega e essa popularidade de tal filósofo, não é la muito diferente da mesma idolatria, admiração cega e popularidade de qualquer icone da religião ou ídolo pop, musico, artista, etc. Porque não envolve a razão, o intelecto, o uso do cérebro, mas involve tão somente a paixão doentia.
.
Nietzsche um hipócrita, que criticava as religiões tradicionais, mas apreciava o culto dos deus antigos gregos(religião grega), e que aceitava plausível ser contraditório, ilógico e instintivo, como há enumeráveis contradições nos escritos dele, essa foi a forma que ele encontrou de defender sua loucura, e ser louco, ser doente, ser irracional é "cool", agora ser sensível, ser racional, ser idealista, apreciar a verdade, é coisa para "fracos" segundo ele.
.
Mas uma pessoa saudável, não afetada ainda por esse câncer maligno chamado Nietzsche, sabe que fraqueza leva a doença e ao vício, e fortaleza leva a saúde e a virtude, então não é la muito difícil de notar, que não foi por "acaso" que Nietzsche foi terminar em um hospício, e hoje como vivemos em um hospício, cada dia acabamos então presenciamos mais loucos ignorantes citarem Nietzsche como se Nietzsche fosse o novo Cristo.
.
È sim, a imprensa tem o poder de criar um novo Cristo ilusório para seu rebanho, Nietzsche se considerava o "crucificado", esse novo Cristo, pode ter as ideias mais absurdas imaginavéis, mas com uma boa retórica e um bom jogo de palavras, através da malícia, da lábia e da propaganda, o sistema consegue facilmente por o demônio mais fedido no trono.
.

5 comentários:

Claudia Ka disse...

Olá, tudo bem ? Tou passando por aqui. Não 'conheço' a obra de Nieasdkjfalskjfhlaskdfjhsche, mas pusta cara pentelho que ele foi. Se uma pessoa cita Nietaçsdkjalkdjfhalskdjfhche eu acho simplesmente um saco. Realmente ele foi um cara tão negativo e tem tantos 'seguidores' no mundo contemporâneo que desprezo toda e qualquer citação a seus pensamentos como argumentação.

;-)

Claudia.

Fernando Muniz disse...

Sinceramente?
Você tem todo direito de dar sua opinião, isso é fato, porém eu também tenho todo o direito de dar a minha:
Você não entende absolutamente merda nenhuma de filosofia.
No MEU ponto de vista, você é só mais um Religioso fanático que acha que é dono da verdade, assim como todos os outros.
Faça um favor a si próprio.
Siga as palavras do seu Mesisas:
"Não julgai"

NicolaDaemon disse...

repetindo o que ja postei em outro lugar..."eu gostaria, que aqueles que não curtiram o post, que por favor, poderiam argumentar, mostrar qual parte do texto esta errada, aonde foi que eu menti, o que não condiz com a verdade do exposto no post? Façam isso, agora se for postar alguma coisa aqui apenas para chingar e ofender, sem justificar e argumentar, evitem postar, chingar e ofender gratuitamente é facil, eu não postei dizendo apenas "Nietzsche é um idiota" eu justifiquei e expliquei os motivos..."
.

Diego T. Guimarães a.k.a. يعقوب بن عيسى(Jake Ramone Pendragon/Ĝejko Ramono Pendrako ) disse...

Contra fatos não há argumentos. Excelente.

E Nicola, um conselho: bloqueia os anônimos de postarem. Tem que ter cara para dizer algo, muito fácil dizer sem se expor. É gente muito frouxa mesmo.
Até.

NicolaDaemon disse...

otimo conselho Diego, acabei de excluir o comentario do anonimo intruso, obrigado pelo sábio conselho, valeu T+.