quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Muro das Lamentações


"Hoje, em suas súplicas e lamúrias junto ao Muro das Lamentações, as ruínas do antigo templo judeu na Palestina, nunca se lembram de agradecer ao verdadeiro responsável pela construção daquelas paredes onde agora se encostam. Foi aquele rei palestino, Herodes Magno, sim, foi um palestino, um árabe, quem mandou construir aquele templo, para os hebreus e seus sacerdotes, como um acordo para não ser incomodado."

Gustavo Barroso
.
Os judeus, que são algo como nômades, nunca até agora criaram uma forma cultural por si mesmos, e até onde eu posso ver, nunca o farão, uma vez que todos os seus instintos e talentos requerem uma nação mais ou menos civilizada como hospedeira para o seu desenvolvimento."

C. G. Jung

The State of Psychotherapy Today, Collected Works (Routledge), vol. 10 (1934)

"O Senhor teu Deus te dará grandes cidades que não construíste, casas cheias de todas as coisas boas que não fabricaste, e de cisternas que não cavaste, e vinhas e oliveiras, que não plantaste..."

Deuteronômio 6:10-11

A alienação através da internet


.
Não é a verdade ou a mentira que as pessoas seguem ou se preocupam em seguir, mas tão somente a tendência de um momento. Essa tendência é ditada pela moda, moda que por sua vez é ditada pela elite.
.
O que se compartilha em larga escala no facebook e nas redes sociais por exemplo, é o simples resultado de uma tendência dada naquele momento, compartilhada a esmo pelos papagaios de sempre, mas antes de tal ideia ser proliferada, já se tinha de caso pensado anteriormente, os propagandistas de marketing a serviço da elite , já tinham escolhido quais ideias, musicas, imagens, vídeos e informações seriam mais populares e mais divulgados, e quais seriam rechaçados.
.
O que se faz na Internet hoje não é muito diferente do que se faz na televisão, apesar da maior liberdade proporcionada pela Internet, os organizadores dessas redes souberam como prender a maior parte dos navegadores nos lixos virtuais, fazendo eles coletarem informações de pouca credibilidade em sites populares bancados até mesmo pelas redes de televisão, que compartilham informações ligadas a essas mesmas redes.
.
Assim que assistir jornal nacional ou ficar "bem informado" no site da globo, da R7, da uol,do terra,entre outros, dá no mesmo. E vai analisar por exemplo quem são os maiores formadores de opinião nas redes sociais, se não são os mesmos lixos que saíram da televisão.
.
Enquanto a maior parte dos usuários aproveitam do canal com fofocas inúteis, noticias irrelevantes, fotinhas engraçadinhas ou pornografia, os manipuladores vão dessa forma solidificando o processo de alienação constante, migrando esses usuários outrora hipnotizados pela televisão, agora hipnotizados pelas informações divulgadas em massa pelos que comandam o marketing e a propaganda da net.