1. Amadurecimento
Refletir sobre a vida e sobre as ações tomadas naturalmente faz a pessoa ter consciência das possíveis reações, se preocupando com a cadeia causal, a pessoa evita ações impensadas.
Refletir sobre a vida e sobre as ações tomadas naturalmente faz a pessoa ter consciência das possíveis reações, se preocupando com a cadeia causal, a pessoa evita ações impensadas.
O pensamento de dosar o comportamento é mais comum na cabeça de pessoas com mais idade, revelando um amadurecimento comum com o desenvolvimento da racionalidade controlando os instintos animais.
Enquanto o comportamento do "maluco beleza"e inconseqüente esta mais comum nos jovens.
E
comum por exemplo, no meio artístico observar cantores que no auge da carreira
abusaram do álcool, das drogas e do sexo, mas quando envelhecem e possuem
filhos, costumam adotar um discurso conservador, geralmente alertando contra o
uso de drogas e exaltando uma vida regrada, contradizendo a vida que levavam no
passado.
Costumamos cuidar daquilo que amamos, o instinto de preservação esta intimamente ligada ao amor a vida, a zelar pelo seu corpo, pelas pessoas ao seu redor que simpatiza.
Talvez por isso que se posicionar contra o aborto, contra o suicídio, contra a prostituição e a favor da monogamia e do casamento tradicional., costumam ser idéias defendidas pela maioria dos conservadores
Apesar de isso ser o correto em uma concepção mais humana de vida, muitos conservadores são tachados de intolerantes, moralistas e preconceituosos.
Esses esquecem que os maiores reformadores religiosos, filósofos(tirando Nietzsche que virou modinha pop entre nova geração), e profetas, ambos eram também grandes moralistas, tinham em suas doutrinas apontamentos sobre a conduta ideal e ética.
Esses costumam também erroneamente rotular de humanistas os intelectuais de esquerda que como papagaios repetem o lema da revolução francesa "liberdade, igualdade e fraternidade", ou os influenciados pelo marxismo nos centros de ensino acadêmico que enchem a boca para falar de comunismo. Mas como esses podem questionar um regime de autoritário defendendo uma “ditadura do proletariado” que tirava a liberdade de pessoas?
Não notaram que as três palavrinhas magicas da revolução francesa faziam parte de uma propaganda política para atrair o povo a sua causa, embora a essência da revolução não seja a libertação deles, como hoje também políticos seguem o mesmo esquema de doutrinação quando falam em democracia. São palavras chaves que atraem o povo, mas quando perscrutadas em seu verdadeiro significado e implicação, poucos percebem o embuste.
3. Insatisfação com o mundo moderno
Os conservadores seriam os verdadeiros revolucionários em um mundo pós-moderno.
Afinal se observa claramente na atualidade um desrespeito a vida, a inversão de valores, a decadência e o idiotismo das massas. O desligamento da tradição e a rejeição de definições clássicas entre certo e errado, adotando o "tudo é permitido".
O espirito saudosista e de respeito a sabedoria antiga e comum ao conservador, ele não encara o progresso tecnológico da civilização como "evolução", já que costumam implicar na "involução" do caráter na adoção do materialismo e apego ao mundo das aparências.
A evolução tecnológica não acompanha a evolução do individuo como gente, o tornando cada vez mais frio, individualista, mecânico, e mesmo manipulado pelas maquinas que criou. O desequilíbrio entre a parte espiritual e material do ser é evidente.