quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Equilíbrio


.
Entre os dois polos, entre o lado direito do cerebro e o lado esquerdo, entre o lado racional , ocidental e lógico, e entre o lado oriental, espiritual e mistico, entre o lado solar e entre o lado lunar, entre o modo feminino de pensar e o modo masculino de pensar, entre o cerébro e o coração.
.
Tanto os lógicos, os matematicos, e a maioria dos professores e instrutores academicos e dos ditos "intelectuais" da mídia, costumam ser desequilibrados nesse sentido, pois se voltam apenas para o lado material, fisiológico, científicio, e palpável da vida, isso causa um desequilibrio, pois a parte espiritual do ser, a parte essêncial, a parte psicologica, intuitiva, sentimental e abstrata fica "vazia" ou se atrofia, e a pessoa se torna fria, calculista e na maioria das veses chata , presunçosa se considerando dona da verdade.
.
E do outro lado, temos o desequilibrio de pessoas que se voltam demasiadamente para o lado místico e espiritual da vida, mas sem as bases que a logica e o lado racional pode oferecer, então tais cosias se transformam em supertição, a pessoa pode se tornar uma fanatica religiosa, um crente bitolado, ou mesmo uma pessoa que se envolve com ocultismo por vaidade, para dar uma de mago e bruxo, e fazer papel de palhaço.
.
O bom seria equilibrar esses dois lados, para ter uma visão unilateral, ampla, que leva em consideração tanto a lógica matematica quanto a mística religiosa. Isso pode se relacionar ao terceiro olho, em ativar a glandula pineal que se encontra entre os dois lóbulos cerebrais.
.
Sendo assim a pessoa tera, os pés nos chão e ao mesmo tempo a cabeça nas alturas.

Um comentário:

.... disse...

Boa, muito pertinente o seu depoimento!!!
O complicado é ter autonomia para desenvolver essa capacidade “intelectual”, por assim dizer, nos dois setores: tanto o racional como o espiritual. Geralmente, o ser humano é influenciado, quase que imperceptivelmente, pela a sociedade na qual ele se encontra, e, raros são os casos em que o homem noticia o desequilíbrio (ou a causa deste) dentro da sociedade em que se encontra: ele apenas se adapta. É o que podemos ver nos grandes consumidores, racionais, científicos ocidentais; e os extremos religiosos orientais. Imagino que são todos eles são grupos alienados, mas cada um com sua alienação particular.